segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Secretário de Comércio Exterior defende reforma tributária

Na abertura do seminário "Operações de Comércio Exterior", na manhã desta sexta-feira (15/10), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, destacou avanços no setor e elencou desafios para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Entre as mudanças, o secretário mencionou a criação do drawback verde-amarelo, projeto discutido desde 1967 e que foi implementado em 2008, e também o aumento das Declarações Simplificadas de Exportação (DSEs). Estas modalidades de exportações tiveram aumento de 60% na comparação com o primeiro semestre de 2010 com o mesmo período do ano passado.

Barral lembrou que o país tinha uma economia fechada até o final da década de 80 e que a integração econômica do Brasil ainda é um processo em andamento. "Seremos a quinta economia do mundo neste século e temos que implementar mudanças na estrutura administrativa, na legislação e até na nossa mentalidade para se adequar a esta realidade", disse.

O secretário ainda defendeu modificações no sistema tributário do país como sendo outro gargalho que deve ser enfrentado para impulsionar o desenvolvimento nacional. "Venho dizendo em todos os meus encontros que temos passar por uma verdadeira revolução tributária e não apenas por uma reforma", declarou Barral.

O seminário conta com apresentações voltadas a empresários e profissionais que trabalham com operações de comércio exterior. Pela manhã, os participantes debateram os temas das Licenças de Importação (LIs), com foco no processo para aprovação das compras de máquinas e equipamentos novos e usados, e o drawback nas modalidades suspensão, integrado e isenção.

À tarde, haverá uma apresentação especial do Novoex, novo sistema operacional de comércio exterior que deverá ser lançado brevemente. Na oportunidade, haverá treinamento dos participantes no ambiente de testes do sistema.

15.10.2010
Fonte: MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário