São Paulo (SP)- O ministro do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, presidiu nesta segunda-feira (18/10), em São Paulo, a reunião de abertura do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), mandato 2010-2012, da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Acompanhado do secretário-executivo da Camex, Helder Chaves, o ministro ouviu os representantes de empresas e entidades.
Durante a reunião, foram discutidos temas do comércio exterior do país sob a ótica do setor privado, dentre os quais, ressarcimento de créditos tributários decorrentes de exportação, compensação de créditos tributários com contribuições previdenciárias, acordo de bitributação com os EUA, acordos de investimentos, internacionalização de empresas brasileiras e negociações internacionais.
Foi criado um grupo técnico, que já se reunirá no dia 25 deste mês, para elaborar proposta de norma para dar eficácia ao ressarcimento de créditos tributários previsto na Portaria nº 348 do Ministério da Fazenda, editada no dia seis de junho, mas que até agora não produziu os efeitos esperados.
Parciparam da reunião representantes da Bunge Fertilizantes; Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); Sertrading; Departamento Intersindical de Estatísticas de e Estudos Sócioeconômicos (Dieese); Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Construtora Norberto Odebrecht; Empresa de Planejamento de Comércio Exterior (Emplaex); Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp/SP; Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL); Totvs Software e Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).
Conex tem função de assessoramento
O Conex tem por objetivo assessorar o Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex) por meio de elaboração e encaminhamento de estudos e propostas para aperfeiçoamento da política de comércio exterior. A nova composição do Conselho foi aprovada pela Resolução Camex n° 69, publicada em 14 de setembro de 2010. O Conex realiza reuniões trimestrais e é composto por 20 representantes do setor privado - inclusive representantes da produção, importação, exportação, e de outros setores profissionais relevantes para o comércio exterior brasileiro.
20/10/2010
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário